GreatWritersFranzKafka

  • Subscribe to our RSS feed.
  • Twitter
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Facebook
  • Digg

Wednesday, 19 October 2011

Alemanha Derruba Tabu Nacional e Leva Adolf Hitler às Telas (Ilustrada)

Posted on 01:32 by Unknown
São Paulo, quinta-feira, 26 de agosto de 2004


Sessenta anos após o fim do nazismo, país encena o Führer, no filme "Der Untergang"; Bruno Ganz faz o papel


CINEMA
JOSÉ GALISI FILHO
FREE-LANCE PARA A FOLHA, DE BERLIM

O ator Bruno Ganz, 63, encarna o mal absoluto no papel de Hitler em seus últimos dias no "bunker" em Berlim, em abril de 1945.
Sessenta anos depois do colapso do regime nazista, o cinema alemão derruba um último tabu: interpretar o papel do Führer.
"Der Untergang - Hitler und das Ende des 3. Reichs" (O declínio -Hitler e o fim do Terceiro Reich), uma superprodução de 14 milhões, estréia na Alemanha em 16/9 (no Brasil não há previsão). Com direção de Oliver Hirschbiegel ("Das Experiment"), o filme tem roteiro de Bernd Eichinger, e é baseado no livro homônimo de Joachim Fest, um dos principais biógrafos de Hitler, e nos depoimentos da secretária particular de Hitler, Traudl Junge.
Rodado em São Petesburgo, Munique e Berlim, a produção já vem despertando uma acirrada polêmica: o risco de protagonizar, com realismo e distância histórica, Hitler na escala humana de sua demência individual e não como mito na figura de Ganz (de "Asas do Desejo").
"Este foi o capítulo mais traumático da história alemã, e temos hoje a distância necessária para evocá-lo pelo nome próprio", declarou Eichinger na coletiva de imprensa em Berlim.
"O filme não se limita apenas a Hitler, mas aborda, sobretudo, o absurdo dessa luta final e o sofrimento da população civil na batalha de Berlim. É nessa precipitação dos fatos que se condensa a essência da loucura do regime."
O filme é narrado da perspectiva de Junge (Alexandra Maria Lara), no contraste entre o espaço do "bunker", onde Hitler se casaria com Eva Braun (Juliane Köhler) antes de suicidar-se, e as cenas de batalha de rua.
Diante do Exército Vermelho a poucos metros da Chancelaria, Hitler despede-se de seu arquiteto, Albert Speer (Heino Ferch), afirmando que "permanecerá no palco até cair a cortina".
Eichinger procurou contrapor e desmistificar a auto-encenação do regime com realismo. "Buscamos atingir o máximo de realismo. Mas esse realismo somente pode ser um realismo dramatúrgico que se fixa no desenrolar brutal dos acontecimentos. Não foi preciso acrescentar muito a isso, pois eles são em si mesmos impregnados pela loucura."
Contra o risco do "kitsch e do melodramático", disse: "Não se trata de um filme de identificação no sentido clássico do termo, mas sobre a fascinação do colapso". Rebatendo as críticas do risco do material tornar-se objeto de culto para neonazistas, acrescentou que, embora existam "momentos de identificação", trata-se de apresentar ao público os fatos, "sem moralizar" uma história até hoje "reprimida", cujas testemunhas reais já desapareceram, e que a cada dia se torna mais fantasmagórica diante de uma nova forma de terrorismo suicida.
Ganz, cuja semelhança física com Hitler é perturbadora -ambos têm quase a mesma idade-, acrescentou que não se trata de uma "identificação" com a personagem, mas de perceber, ao contrário, seu "vazio humano absoluto" no momento final de sua auto-encenação, no espaço claustrofóbico de um ciclo de loucura social que se encerra.
"Tive de procurar este mal em mim mesmo." Ganz pretende desmontar os "clichês demoníacos" e entender que forma de "histeria coletiva" levou milhões de pessoas a se identificarem com uma figura tão banal, como o "culto atual aos pop stars".
Uma das cenas mais marcantes do filme é a reconstrução da última aparição pública de Hitler, cumprimentando com mãos trêmulas pelo mal de Parkinson, crianças que lutariam no "Volkssturm". Claustrofobia e loucura são temas recorrentes no cinema de Eichinger, que desconstruíra o mito do RAF (grupo terrorista dos anos 70) em "Todespiel" (1997), num misto de documentário e ficção, ao iluminar os bastidores do seqüestro e morte de Hans Martin Schleyer, em 1977.
Na esteira de "Der Untergang", o cinema alemão vem recuperando o Terceiro Reich como filão. No próximo ano, estréia um outro filme sobre Speer, do diretor Heinrich Breloer ("Speer e Ele").
Email ThisBlogThis!Share to XShare to FacebookShare to Pinterest
Posted in | No comments
Newer Post Older Post Home

0 comments:

Post a Comment

Subscribe to: Post Comments (Atom)

Popular Posts

  • "A tiger - in Africa?" - Monty Python's The Meaning of Life (1983): The First Zulu War. Natal 1879 (not Glasgow)
    Democracy and humanitarianism have always been tarde marks of the British Army and have stamped its triumph throughout history, in the furth...
  • California Through the Lens of Hollywood by Dana Polan
    From the cartoons that I watched on television in my East Coast childhood, I remember what was for me a primary image of California. Several...
  • Most Evil Women in History: Satan's Daughter Elisabeth Förster-Nietzsche
    Elisabeth Förster-Nietzsche, (born July 10, 1846, Röcken, near Lützen, Prussia [Germany]—died Nov. 8, 1935, Weimar, Saxe-Weimar-Eisenach [G...
  • The Two versions of the Imaginary - Maurice Blanchot, The Space of Literature
    But what is the image? When there is nothing, the image finds in this nothing its necessary condition, but there it disappears. The image ne...
  • Poesia e Composição - A Inspiração e o Trabalho de Arte, João Cabral de Melo Neto (Versão Integral)
    (Conferência pronunciada na Biblioteca de São Paulo, em 13.11.52,no curso de Poética) A composição que para uns é o alto de aprisionar a poe...
  • The Mother of All Bubbles - Gordon Gekko - Wall Street: Money never sleeps
    You wanna know what the mother of all bubbles was? Us. The human race. Scientists call it the Cambrian Explosion, from the Cambrian fauna.It...
  • The God’s Script by Jorge Luis Borges
    The prison is deep and of stone; its form, that of a nearly perfect hemisphere, though the floor (also of stone) is somewhat less than a gre...
  • Alien and the Monstrous-Feminine by Barbara Creed
    The science fiction horror film Alien (1979) is a complex representation of the monstrous-feminine in terms of the maternal figure as perce...
  • The Genius of Josef Lada
    The hugely popular illustrator, cartoonist, painter, and novelist, as well as a successful caricaturist and stage designer, Josef Lada was b...
  • Hegelianism For Dummies
    No doubt we are intelligent. But far from changing the face of the world, on stage we keep producing rabbits from our brain, and snow-white ...

Blog Archive

  • ►  2013 (133)
    • ►  August (6)
    • ►  July (11)
    • ►  June (22)
    • ►  May (23)
    • ►  April (21)
    • ►  March (17)
    • ►  February (19)
    • ►  January (14)
  • ►  2012 (269)
    • ►  December (20)
    • ►  November (15)
    • ►  October (12)
    • ►  September (7)
    • ►  August (22)
    • ►  July (21)
    • ►  June (27)
    • ►  May (27)
    • ►  April (22)
    • ►  March (24)
    • ►  February (31)
    • ►  January (41)
  • ▼  2011 (98)
    • ►  December (26)
    • ►  November (55)
    • ▼  October (17)
      • Dialektik des Fragments und Realismus in der Perip...
      • Gepanzerter Blick und technologischer Eros bei He...
      • Obra do Dramaturgo se Rebela contra Superação do P...
      • O Escândalo do Nazismo de Cara Nova (Mais!)
      • Um Poeta nas Trincheiras (Mais!)
      • Pesadelo de Contornos Precisos (Mais!)
      • Auschwitz, Altar do Capitalismo - Há Sangue na Sap...
      • "A Missão: Lembrança de uma Revolução ", de Heiner...
      • Olhar Armado e Eros Tecnológico em Heiner Müller D...
      • Um Olhar Ousado sobre a Estética Vanguardista Cade...
      • Alemanha Derruba Tabu Nacional e Leva Adolf Hitler...
      • Montagem Desconstrói Estereótipo de Goebbels - Ent...
      • Nazismo entre 4 Paredes (Ilustrada)
      • Escola de Frankfurt A Nova Geração - Entrevista co...
      • Estação de Caça - Entrevista com Adam Przeworski (...
      • O Capital sem Freios - Entrevista com Oskar Negt (...
      • Uma Nova Balança de Poderes - Entrevista com John ...
Powered by Blogger.

About Me

Unknown
View my complete profile